NUTRIÇÃO

Comer bem é comer certo. É atender as necesidades nutricionais do organismo. E é preciso saber que essas necessidades não são estáticas. Variam de acordo com o momento biológico que estamos atravessando, com a atividade que exercemos, e variam inclusive com a nossa idade.
Se ingerirmos alimentos aquém de nossas  exigências, teremos problemas, e o mesmo acontecerá se ingerirmos quantidades além das nossas necessidades.


Valor nutricional dos grupos de alimentos:


Nosso corpo pode ser comparado a uma máquina que trabalha até em repouso. De fato, mesmo dormindo, continuamos respirando, o sangue segue circulando e muitos órgãos continuam relaizando suas funções. Podemosimagina, portanto, o cuidado que devemos ter com o nosso organismo, pois há um gasto constante para mantê-lo em bom estado de funcionamento. Somente recebemos do mundo exterior alimentação para nossa sobrevivência. Assim, são os alimentos que vão contruir o nosso corpo, regular suas funções e fornecer-lhe energia e calor.
Os alimentos que ingerimos são compostos por substâncias  chamadas nutrientes e que são as seguintes: proteínas, gorduras, glicídeos, água, sais minerais e vitaminas.

De acordo com as funções que exercem, podemos dizer que há nutrintes:
  • construtores, que constroem e reparam os tecidos orgânicos: proteínas, sais minerais, água;
  • reguladores,que regulam os processos orgânicos e as condições internas: água, minerais, celulose, vitaminas, proteínas;
  • energéticos, que produzem calor e energia: glicídeos, gorduras e proteínas.
Os grupos das carnes e dos leites tem predominância de nutrientes construtores, e, portanto, são indispensáveis para a formação do organismo e sua manutenção.
Os grupos das hortaliças e frutas tem predominância de nutrientes reguladores. Esse grupo regulas as condições internas do organismo na quantidade de alimentos contrutores. Nesse grupo, ocorre a celulose, ou fibra, que é a parte dos vegetais que não sofre o processo de digestão, mas exerce uma função reguladora de grande importância: estimula os movimentos do intestino facilitando a eliminação das fezes. Quando não ingerimos celulose (talos, cascas, bagaço, partes mais duras dos vegetais) em quantidades suficiente ficamos com prisão de ventre. E se ingeriemos demais pode ocorrer a diarréia.
Os grupos dos amidos, açúcares e gosrduras tem predominância de nutrientes energéticos, no caso, glicídeos e lipídeos, que fornecem ao organismo a energia necessária ao desempenho das atividades diárias e mantêm o calor orgânico.




CONSELHOS SAUDÁVEIS:
    Para crescer com saúde:
    • Manter um peso saudável.
    • Fazer uma atividade física diária.
    • Orientar as escolhas seguindo a pirâmide alimentar.
    • Consumir diariamente boa quantidade de grãos integrais, frutas e vegetais.


    Para garantir escolhas sensatas:
    • Adotar dieta com pouca gosrdura saturada e pouco colesterol,moderada em gosduras totais e isenta de gorduras trans.
    • Escolher alimentos e bebidas com quantidades moderadas de açúcar.
    • Escolher e preparar alimentos com pouco sal.

Alimentar é dar ao organismo os nutrientes necessários a sua manutenção. Os nutrientes são encontrados nos alimentos, que podem ser tanto de origem vegetal como animal. Os alimentos são partidos em pequenas porções pelos processos de digestão e absorção, que começa na boca, através da mastigação, e termina nos intestinos, onde os nutrientes são absorvidos, para serem usados nas células, tecidos, músculos, órgãos, enfim por todo organismo. Nenhum alimento conterá todos os nutrientes necessários a manutenção da vida e um mesmo tipo de alimento podem oferecer ao organismo nutrientes em excesso, que podem causar várias doenças. O ideal então é equilibrar a alimentação. A Pirâmide Alimentar foi criada para ajudar e a entender como equilibrar esses alimentos diariamente. Os alimentos são agrupados de acordo com as suas funções e seus nutrientes.

  • O consumo de carboidratos dev ser integrais ricos em fibras e as gorduras saudáveis, de origem vegetal e peixes.





Grupo 1:
Na base da pirâmide, estão os alimentos energéticos ricos em carboidratos, que são responsáveis pelo fornecimento da maior parte das energias de que precisamos.
São os Cereais, pães, raízes e tubérculos;
São indicadas 8 porções.

Grupo 2:
No segundo degrau da pirâmide estão os alimentos reguladores,
ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água.
São as Hortaliças, as verduras.
São indicadas 3 porções.

Grupo 3:
As Frutas e os sucos de frutas naturais, também são alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água.
São indicadas 3 porções.

Grupo 4:
No terceiro degrau estão os alimentos construtores, ricos em proteínas e cálcio, ferro e zinco. Esse grupo também possuí açúcar e gorduras.
proteína, cálcio, ferro, e zinco.
São eles: o leite, os derivados de leite, queijos, bebidas lácteas etc,
São indicadas 3 porções.

Grupo 5:
Alimentos construtores ricos em proteínas e cálcio, também possuem gorduras e colesterol, além de ferro e zinco.
São as Carnes e ovos;
São indicadas 2 porções.
Grupo 6:
Esse grupo encerra o grupo dos alimentos construtores, que são ricos em proteínas e fibras, além de cálcio, ferro, zinco e vitaminas. A vantagem desse grupo é que possuem alimentos que oferecem calorias, através do colesterol bom, sem prejudicar a saúde.
São as leguminosas: Feijão, soja, ervilha, etc.
São indicadas 1 porção.

Grupo 7:
No último degrau da pirâmide estão os alimentos energéticos, ricos em calorias e colesterol. Devem ser consumidos em pequenas quantidades.
São os óleos e a gorduras.
São indicadas 2 porções.

Grupo 8:
São alimentos energéticos que provê em muitas calorias e poucos nutrientes. Devem ser consumidos com moderação.
São eles: Açúcares, balas, chocolates, salgadinhos.
São indicadas 2 porções.

Visando complementar a orientação nutricional baseada na pirâmide alimentar, são definidas algumas recomendações básicas:
  • Escolher uma dieta variada com alimentos de todos os grupos da Pirâmide;
  • Dar preferência aos vegetais como frutas, verduras e legumes;
  • Ficar atento ao modo de preparo dos alimentos para garantia de qualidade final, dando prioridade aos alimentos em sua forma natural, e à preparações assadas, cozidas em água ou vapor ou grelhadas;
  • Ler os rótulos dos alimentos industrializados para conhecer o valor nutritivo do alimento que será consumido;
  • Medidas radicais não são recomendadas e os h´sbitos alimentares devemser gradativamente modificados;
  • Utilizar açúcares, doces, sal e alimentos ricos em sódio com moderação;
  • Consumir alimentos com baixo teor de gordura. Preferir gorduras insaturadas (óleo vegetal e margarina), leite desnatado e carnes magras;
  • Se fizer uso de bebidas alcóolicas, fazer com mederação;
  • Para programar a dieta e atingir o peso ideal considerar o estilo de vida e a energia diária necessária.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário