ADOLESCÊNCIA


É o segundo período da vida extra-uterina, em que o crescimento tem sua velocidade máxima, após a primeira infância. O crescimento está relacionado ao aumento da massa corporal e desenvolvimento físico, compreendendo também a maturação dos órgãos e sistemas para a aquisição de capacidades novas e específicas. Em ambos os processos há influência genéticas, ambientais, nutricionais, hormonais, sociais e culturais, resultando em uma interação constante entre esses fatores. (Bianculli, 1995).
Nesta fase de crescimento acelerado é de grande importância a atenção à energia e a alguns nutrientes como proteínas, ferro, cálcio e vitaminas A e C, cujas necessidades aumentadas estão fortemente ligadas ao padrão de crescimento.
Energia: Na adolescência o pico máximo de ingestão calórica coincide com o pico de velocidade máxima de crescimento e é observado um rela aumento no apetite do adolescente.
Proteína: a necessidade protéica é determinada pela quantidade necessária para manter o crescimento de novos tecidos.


Valores recomendados de proteína para adolescentes de acordo com a RDA (1989).

Sexo
Idade (anos)
g/kg/dia
g/dia
g/cm
Sexo masculino
11 14 anoz
1,0
45
0,29

15 a 18 anos
0,9
66
0,26
Sexo feminino
11ª 14 anos
1,0
46
0,28

15 a 18 anos
0,8
55
0,33



Ferro: Na adolescência, a necessidade de ferro aumenta para ambos os sexos, pelo rápido crescimento e pelo aumento da massa muscular, do volume sanguíneo e das enzimas respiratórias.
Cálcio: A ingestão de cálcio é uma das grandes preocupações. É importante, pois nesse período ocorre o aumento da retenção de cálcio para a formação óssea.
Vitamina A: É necessário para o crescimento, diferenciação e proliferação celulares, reprodução e integridade do sistema imunológico, sendo que o período da adolescência é de grande importância, devido à aceleração do crescimento.
Vitamina C: a vitamina C atua, fundamentalmente, como agente redutor em várias e importantes reações de hidroxilação no organismo. Participa da síntese de colágeno, refletindo na cicatrização, na formação dos dentes e na integridade dos capilares.
Ácido fólico: É importante a ingestão deste nutriente principalmente para a prevenção de doenças cardiovasculares, inclusive no estágio da adolescência (IOM, 1998). A ingestão deste nutriente depende dos hábitos alimentares que incluam quantidades adequadas de vegetais verde-escuros, feijão, frutas, fígado de boi e alimentos enriquecidos ou forificados.
Fibra alimentar: a fibra atua na prevenção e no tratamento da obesidade, redução do colesterol sanguíneo, regulação a glicemia após as refeições, ainda, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.
As mudanças biológicas, psicológicas, cognitivas e sociais que ocorrem intensamente na adolescência interferem de forma dinâmica no comportamento alimentar do adolescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário