INFÂNCIA

Até 2 anos de idade

As crianças menores de 2 anos são particularmente vulneráveis à deficiência de ferro, devido ao crescimento acelerado, que impõe maior necessidade orgânica do mineral,aliado ao desmame precoce e baixo consumo de fontes de ferro na alimentação complementar.
A reserva de ferro ao nascer é constituída durante a vida intra-uterina, fase em que o feto necessita manter uma taxa elevada de hemoglobina para compensar a hipóxia da circulação placentária. Após o nascimento ocorre uma hemólise fisiológica, e o ferro liberado da hemoglobina, associado a reserva do mineral feita no último trimestre da gestação, tende a suprir a demanda pelo nutriente nos primeiros meses de vida, em crianças nascidas a termo. Essa condição, normalmente, se dá quando a criança é alimentada exclusivamente com leite materno nos primeiros 6 meses, pois o ferro do leite humano apresenta alta disponibilidade, 50% de seu ferro é absorvido, contra 10% do ferro do leite da vaca. Tal biodisponibilidade, no entanto, é reduzida com a introdução de outros alimentos.
Importante
- Amamentar exclusivamente até os 6 meses e começar com alimentação complementar e o leite materno dos 6 meses até 24 meses de idade.
- Aleitamento artificial: a introdução precoce do leite de vaca causa impacto negativo nos estoques de ferro das crianças por causa da baixa quantidade de ferro que esse contém e também da sua baixa biodisponibilidade, além de provocar micro-enterorragias pela imaturidade do trato gastrointestinal, provocando perdas sanguíneas.
- Alimentação complementar: deve ser oferecida a partir dos 6 meses de idade da crianças e o leite materno deve ser oferecido em complemento até os dois anos. A partir dos 6 meses as crianças devem receber uma papa de fruta de manhã, uma papa salgada no almoço, uma papa de fruta no meio da tarde e leite materno em livre demanda. A partir dos 7 meses as crianças já podem receber uma segunda papa salga que pode ser oferecida no final da tarde. Todas as frutas devem ser oferecidas para as crianças. As papas salgadas desde o início já devem conter uma alimento de cada grupo, inclusive carne que é a mais importante fonte de ferro (cereais ou tubérculos, leguminosas, verduras ou legumes ou frutas e as carnes ou avos). A comida da família deve ser oferecida a partir dos dez meses, desde que não contenha muitos condimentos e sódio e com um ano a criança já pode receber as refeições básicas da família.
- Recomenda-se que todas as crianças recebam fígado bovino pelo menos uma vez na semana que é a principal fonte de ferro heme. É importante o consumo de fontes de vitamina C durante e após as papas e refeições de sal, pois a vitamina C potencializa a absorção de ferro presente nos alimentos. É importante a oferta de água assim que os outros alimentos forem introduzidos.
- Alimentos açucarados e gordurosos não são recomendados antes dos dois anos de idade para a prevenção do excesso de peso, alergias e cáries.

Dez passos da alimentação saudável para crianças até de 2 anos
Passo 1: dar somente leite materno até os seis meses, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento.
Passo 2: a partir dos 6 meses, oferecer de maneira lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os 2 anos de idade ou mais.
Passo 3: a partir dos 6 meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, frutas e legumes) três vezes aos dias se a criança receber leite materno, e cinco vezes ao dia, se estiver desmamada.
Passo 4: a alimentação complementar deve ser de acordo com os horários de refeição da família, a intervalos regulares e de modo a respeitar o apetite da criança.
Passo5: a alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida na colher; começar com consistência pastosa (papas/ purês) e aumentar gradativamente a consistência até chegar a alimentação da família.
Passo 6: Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada e uma alimentação colorida.
Passo 7: Estimular o consumo diário de fruta, verduras e legumes nas refeições.
Passo 8: Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação.
Passo9: Cuidar da higiene no preparo e no manuseio dos alimentos; garantir armazenamento e conservação adequada dos alimentos.
Passo 10: Estimular a criança doente e convalescente e se alimentar oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando sua aceitação.

PRÉ ESCOLAR

O crescimento infantil não se restringe a aumento de peso e altura, mas caracteriza-se por complexo processo que envolve dimensão corporal e número de células. É influenciado por fatores genéticos, ambientais e psicológicos. O crescimento longitudinal, ou seja, o ganho de altura é proporcionalmente mais lento que o aumento de peso. É muito mais rápido o ganho de peso do que o aumente da altura para uma criança, por este motivo o peso da criança deve ser sempre adequado. Caracteriza-se a criança pré-escolar de 1 a 6 anos de idade e o escolar de 7 anos até a puberdade.
Esse período caracteriza-se por diminuição na velocidade de crescimento e, portanto, diminuição do apetite. A atenção dos pré-escolares é desviada para outras atividades, como andar e mexer em objetos espalhados pela casa.

Inapetência comportamental
Nesta fase a criança tem inapetência comportamental, que é onde ela deixa de comer para chamar a atenção e observa que essa tática funciona. Cria-se um ciclo vicioso difícil de ser rompido, pois a mãe teme que o filho não com nunca mais e permite que ele consuma alimentos de fácil aceitação pela criança, sem nenhuma restrição de horário. Assim a criança alimentada desses produtos vai recusando seqüencialmente as refeições.

ESCOLAR

O escolar é a criança de 7 anos até que entre na puberdade, características dessa faixa etária promovem melhor aceitação de preparações alimentares diferentes e mais sofisticadas. O trato gastrointestinal está mais desenvolvido e o volume gástrico é comparável ao do adulto. Maior segurança e maior independência das funções motoras e remetem a aumento da atividade física informal, como uso de skates, patins, bicicleta, influenciando na estimativa do gasto energético diário. Entretanto é nessa fase que se inicia o comportamento sedentário, ás vezes de origem social ou cultural, como videogame, computador, televisão, aulas extracurriculares de idiomas. A inapetência comum do pré-escolar transforma-se em apetite veraz nessa fase, o qual deve estar compatível com o estilo de vida do escolar.
É comum a diminuição da ingestão de leite nesse período, o que pode comprometer o suprimento da ingestão de cálcio necessário à formação de massa óssea. Isso ocorre devido à omissão do café da manhã na idade escolar.
A ingestão adequada de fibras nessa faixa etária é muito importante para que não haja constipação intestinal.


Opções de cardápios para criança de 3 anos (Para atingir as recomendações de fibras).
Café da manhã
1 pão francês
1 copo de leite com achocolatado
Lanche
1 maçã + 3 biscoitos
Almoço
Arroz: 3 colheres de sopa
Feijão: 1 concha pequena
1 porção de frango cozido
½ cenoura
Lanche
1 copo de leite
4 biscoitos doces
Jantar
Purê de batata: 2 colheres de sopa
Carne moída: 2 colheres de sopa
Abobrinha refogada: 1 colher de sopa
Ceia
1 copo de leite
Total de fibras = 15g


Opções de cardápios para criança de 8 anos (Para atingir as recomendações de fibras).
Café da manhã
1 fatia de bolo de milho
1 copo de leite com achocolatado
Lanche
1 pão de batata + iogurte
Almoço
Macarronada ao molho bolonhesa (1 prato de sobremesa)
1 xícara de salada de fruta
Lanche
1 banana com aveia e mel
Jantar
Pão de hambúrguer
1 hambúrguer
Alface (1 folha)
Tomate (2 fatias)
1 copo de suco de laranja
Ceia
Pipoca (3 xícaras de chá)
Total de fibras = 20g



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